Pages

Saturday, 29 January 2011

Friday, 21 January 2011

A Percepção vem da Afeição

"Pois é da afeição que vem a percepção, e da percepção que vem o pensamento; e assim surge o
reconhecimento, a que se dá o nome de fé. "
TCR. 231
"For perception comes from affection, and thought from perception; and thence arises acknowledgment, which is called faith." 
TCR. 231

Isto é algo de radical, com imensas implicações.
Prova de como o homem nem sequer pode chegar ao mundo celestial sem o desenvolvimento do coração, portanto do amor, e sem a mulher o homem nem sequer sabe o que é o amor...
Primeiro é preciso a capacidade do afecto, do sentir,  o coração. Dele vem a percepção. Dela vem  o pensamento. E dele o reconhecimento. 
Isto é uma confirmação de uma compreensão das coisas oposto àquela que perdura desde o mundo patriarcal. Em que se deu a diminuição ou quase desaparecimento da percepção para que surgisse o desenvolvimento do mundo mental e espiritual; com o seu desprezo misógino pelo sentir; considerando-se superior ao sentir, mas sendo-lhe inferior no momento em que o sentir se transforme em ou seja ainda uma porta para a percepção. 
Compreendendo o que é o mundo espiritual e o mundo celestial, compreendemos como é inevitável e necessário que o mundo esperitual e mental, seja ignorante do mundo celestial. Só o (re)conhece quando começa também o caminho para ele... 


(Será que podemos considerar uma perda dar o salto e não passar bastante tempo no mundo espiritual? Eu penso que sim !!! :) HA! Eis uma das minhas maiores lutas ! :) torna-te até belo quando visto assim! )




Mas também há confusão entre percepção e sentir. E há ainda por compreender a relação e diferenças entre intuição e percepção. 
No fundo... há tudo por compreender nesse mundo.... mal começámos.
Perdemos a inocência original em que vivíamos compreendendo apenas pela percepção. Vivemos à uns 10.000 ou 15.000 anos no desenvolvimento da mente e progressiva queda da percepção.


Portanto... tudo isto também explica e traz uma visão fresca do que querem dizer os orientais com a sua negação do valor da mente!!!
Na verdade o que eles procuram na prática da meditação ou referem ás vezes é o mundo celestial em vez do espiritual !!!! 


Pelo menos, certamente no tantra Bhairava e nos métodos de desenvolvimento do coração.